O 5º dia útil do mês chegou. A folha de pagamento da sua empresa já estava fechada. O arquivo do sistema de pagamento do banco foi gerado e enviado. 6º dia útil, você chega da empresa, há vários e-mails na caixa de entrada e o telefone não para de tocar: “o pagamento de salário não compensou na conta dos empregados no 5º dia útil”. Inesperadamente, houve um erro de sistema e atrasei o pagamento de salário, e agora?
Faça isso imediatamente!
Atrasei o pagamento de salário, e agora? Primeiramente, antes de continuar lendo este artigo, se ainda não solucionou o problema com o sistema e os pagamentos continuam pendentes, deixe essa página minimizada, resolva o pagamento dos salários e depois volte aqui para continuar a leitura.
Contornando a ocorrência do atraso no pagamento de salário
Agora que os salários já foram pagos, precisamos de alternativas para contornar a ocorrência e, principalmente, evitar que aconteça novamente.
Em primeiro lugar, sabemos que o salário deve ser pago até o 5º dia útil do mês seguinte ao trabalhado (art. 459, §1º, CLT). O descumprimento deste prazo pode gerar consequências tais como:
- o ingresso de ação trabalhista contra sua empresa com pedido de correção monetária desde o 1º dia do mês de atraso no pagamento (Súmula 381, TST), além de multa de 10% sobre o salário para atrasos de até 20 dias acrescida de 5% por dia no período que exceder os 20 dias;
- auto de infração registrado pelo fiscal do trabalho com aplicação de multa administrativa;
A fim de minimizar os impactos da ocorrência é viável promover uma reunião com todos os colaboradores para explicar o ocorrido, compartilhando com os empregados quais serão as medidas adotadas para que tal atraso não venha a se repetir.
Posteriormente, é possível, até mesmo, formalizar a reunião por meio de ata para, ao final, colher a assinatura de todos os colaboradores participantes.
Consequências da reunião
Como resultado da reunião sugerida, sua empresa demonstrará transparência e preocupação para com a equipe, melhorando o clima da organização após o ocorrido.
Além disso, a ata da reunião será prova muito útil em eventual processo trabalhista ou auto de infração administrativo.
Para saber quais medidas adotar para evitar que novos atrasos aconteçam, confira este artigo.
Gostou do conteúdo? Acompanhe outros artigos de nosso Blog!