Publicidade online e a concorrência desleal: Julgamento do STJ

A publicidade é a chave do sucesso nas empresa, visto que é através dela que sua empresa será divulgada e conhecida pelo seu público alvo.

Nesse sentido, temos que nos dias atuais, é de extrema importância que sua empresa esteja presente na internet, pelo poder que as plataformas digitais possuem sobre o alcance de milhões de pessoas de forma simples e eficiente.

Neste artigo, discutiremos sobre a utilização da ferramenta Google Ads e como a inserção de nome empresarial como palavra-chave das campanhas pode implicar na prática de concorrência desleal, com base no julgamento do STJ (Superior Tribunal de Justiça) do dia 08 de agosto de 2023.

concorrência desleal

Mas afinal, o que é o Google Ads?

A princípio, o Google Ads é uma plataforma de publicidade on-line desenvolvida pela por uma das maiores Big Techs do mundo, a Google. Ela permite que empresas e empreendedores promovam seus produtos e serviços através de anúncios pagos exibidos nos resultados de pesquisa do Google.

O Google Ads rapidamente se tornou uma ferramenta essencial para empresas que desejam aumentar sua visibilidade on-line e atrair potenciais clientes. Através da seleção de palavras-chave relevantes, as empresas podem direcionar seus anúncios para usuários que estão procurando ativamente pelos produtos ou serviços que elas oferecem.

Ou seja, a maioria das pessoas que clicarem no seu site através desses anúncios possuem uma intenção clara de compra ou contratação dos seus serviço. Nesse sentido, sua empresa passa a ter acesso a diversos novos clientes, podendo aumentar significativamente o faturamento e o lucro da sua empresa.

A prática de inserir o nome empresarial como palavra-chave

Algumas empresas podem considerar a inserção do nome empresarial dos concorrentes como palavra-chave no Google Ads como uma estratégia eficaz na publicidade online. Isto porque atrairia clientes que possuem a intenção clara de compra ou contratação de serviços do seu nicho, mesmo que estejam buscando por empresas concorrentes.

Todavia, é importante analisar cuidadosamente as implicações legais e éticas dessa prática, uma vez que pode-se caracterizar a concorrência desleal.

Como se caracteriza a concorrência desleal?

A concorrência desleal é caracterizada por práticas que possam causar confusão entre os consumidores, prejudicar a reputação de concorrentes ou obter vantagem indevida no mercado.

No caso do uso de palavra-chave com o nome empresarial do concorrente, pode ser considerado concorrência desleal por direcionar o consumidor de um produto ou serviço do seu concorrente para o seu link. Isto faz com que os clientes acreditem, erroneamente, que clicando no seu anúncio serão direcionados para o site da empresa pesquisada, resultando em uma confusão dos consumidores e gerando desvio da clientela.

Julgamento do STJ sobre palavra-chave no Google Ads

Frente ao cenário exposto acima, temos o julgamento do STJ no Recurso Especial n. 2032932/SP , onde ficou decidido que, na publicidade on-line, a contratação de links patrocinados nos anúncios caracterizará concorrência desleal quando:

  • A ferramenta Google Ads é utilizada para a compra de palavra-chave correspondente à marca registrada ou a nome empresarial da concorrência;
  • O titular da marca ou do nome e o adquirente da palavra-chave atuam no mesmo ramo de negócio (concorrentes), oferecendo serviços e produtos tidos por semelhantes;
  • O uso da palavra-chave é suscetível de violar as funções identificadora e de investimento da marca e do nome empresarial adquiridos como palavra-chave.

Alternativas para promover a empresa sem concorrência desleal

Existem alternativas legais e éticas para promover uma empresa sem incidir na prática de concorrência desleal. Uma opção é selecionar palavras-chave relacionadas a sua marca, produtos e serviços prestados, garantindo que os anúncios sejam exibidos para usuários que realmente estão interessados naquilo que a sua empresa tem a oferecer.

Assim, sua empresa estará inserida corretamente nas publicidades on-line, onde poderá alcançar milhões de potenciais clientes sem se preocupar com eventuais problemas com a justiça.

Todavia, caso sua empresa seja alvo de processo, é necessário contatar um advogado especialista no assunto, que irá auxiliar sua empresa da melhor forma possível.

Gostou do conteúdo? Acompanhe outros artigos de nosso Blog!

Deixe um comentário